ACESSÓRIOS E BOM SENSO NA ACADEMIA

quarta-feira, 23 de julho de 2014



Semana passada, dei uma leve explanada em uma parte que era não era tão importante falar, mas era necessário. Normalmente, aluna que viesse treinar fantasiada de pavão iria sofrer no treino, como já fiz algumas vezes, e tem alunas minhas que não me deixam mentir!



Na musculação, como já foi dito, a cada evolução vai precisar de mais auxílio, tanto de fatores internos (alimentação, psicológico), quantos os externos (vestimentas, calçados, e acessórios).
O primeiro dos acessórios de segurança é o bom senso. O que a maioria acha é que quanto mais peso mais músculos. ERRRRAAAADOOOOO! O que a maioria procura é a hipertrofia ou aumento da massa muscular, então encher os aparelhos de carga e não conseguir executar corretamente, ou fazer pela metade, NÃO ADIANTA NADA! 


E assim como você evolui nos treinamentos com exercícios mais complexos ou combinados, também aumenta suas cargas, e com isso vai surgindo também a necessidade de equipamentos como cintos, faixas elásticas e straps. Mas atenção!! Não usem porque alguém usa ou porque acha legal. A região lombar é a parte que mais sofre em todos, ou pelo menos na maioria dos exercícios, e o cinto entra na brincadeira pra ajudar a manter estabilizada essa região. Mas mesmo com o cinto você deve manter a postura correta para cada exercício. O cinto ajuda, mas não faz sozinho o papel da estabilização; se você já sofre por ter a região do core enfraquecida, ou seja, tudo que envolve abdominal e lombar, não vai ter cinto que te cure ou ajude a fazer exercícios mais pesados.  Outra informação relevante: SE FOR PRA USAR O CINTO, APERTE ESSA COISA, usar frouxo não tem sentido nenhum..



O uso de equipamentos que “auxiliam” em algum movimento ou na realização deles, deve ser utilizado o tempo todo? NÃO! É o caso, por exemplo, da utilização dos straps, das faixas elásticas e também das famosas luvinhas que toda loja de suplemento adora dar de brinde com o seu logotipo estampado. Esses equipamentos, normalmente são uma “faca de dois gumes”. Minha opinião: a utilização de luvinhas é mais finalidade estética do que funcional, portanto, não as uso. Mulheres até entendo usar, mas homens, ou melhor, seres do sexo masculino me perdoem, mas, vão se lascar. Além do mais, quaisquer luvas são menos firmes e mais escorregadias do que minhas próprias mãos. E, como não sou pianista…



Já os straps podem sim ser úteis, mas, se utilizados o tempo todo podem causar enfraquecimento nos antebraços. Isso porque não são só nos exercícios específicos para antebraços que de fato são trabalhados, mas também nas remadas, nas puxadas, nas roscas e até mesmo nos supinos. Dorian Yates era um belo exemplo de não acreditar em treinos de antebraços, consequentemente trabalhando sinergicamente em outros exercícios.





Não é proibido utilizar esses recursos, saber o que se está fazendo e porque usá-los é o mais importante. Procure ao máximo treinar da maneira mais livre possível, realizar os movimentos sem roubos, de maneira completa e visando trabalhar os músculos, e não prejudicar ligamentos, tendões e articulações.
Lembre-se que o treino de hipertrofia é sinônimo de músculo ganho, não peso levantado! Portanto, seja um monstro, não um guindaste!

Esse post foi mais um pra situar vocês de alguns erros que parecem bobos, mas influenciam diretamente em seus resultados e também na sua saúde e desempenho nos treinamentos.
Como deu pra perceber sou bem rígido quanto a exageros, frescuras e qualquer coisa que extrapole e fique em primeiro plano que não seja ir treinar.

Grande abraço! #temquesermonstrao #fechacaraetreina #tamojunto





Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos