MITOS E VERDADE - DIETA

segunda-feira, 11 de agosto de 2014



Quem me acompanha sabe que entrei em reeducação alimentar há uns 3 meses. E no meio dessa caminhada passei por muitas duvidas sobre certos alimentos. Visitando o site do ClickRBS onde a Camila escreve o #ProjetoGranola encontrei algumas respostas para as minhas dúvidas, por isso decidi trazer aqui para vocês algumas coisinhas que descobri.


"Comer carboidrato à noite engorda. Refrigerante diet é mais saudável do que o normal. Musculação vai me deixar bombada. Não é raro ouvir afirmações como estas quando se fala em dieta e exercícios físicos. Quando se decide mudar de vida, temos o costume de nos informar mais e mais sobre o assunto. "

Quem nunca passou por essas dúvidas que atire a primeira pedra! Até porque, ninguém nasce sabendo tudo sobre saúde e alimentação.
Vamos aos primeiros mitos:


“Alimentos diet e light vão me fazer emagrecer”


Produtos cujos rótulos carregam as palavras diet e light têm menos açúcares e gorduras, o que significa que podem ajudar a perder peso. Mas alto lá: se você bebe o dobro de refrigerante só porque é light ou zero, pode parar. Você está consumindo menos calorias por unidade do produto, sim, mas não é difícil calcular que quanto mais unidades consumir, mais calorias vai somar. 


“Frutas podem ser consumidas à vontade”


As frutas são ricas em frutose, um carboidrato simples que influencia bastante nos nossos níveis de glicemia (açúcar). Por isso, moderação. O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda três porções de frutas ao dia para equilibrar a dieta e auxiliar no processo de emagrecimento. A sugestão é consumir uma porção no intervalo entre o café da manhã e o almoço, outra após o almoço, substituindo o doce como sobremesa, e outra no lanche da tarde.



“Pão francês é proibido na dieta”


Claro que o pão integral é mais saudável porque tem mais fibras e nutrientes, mas você não precisa abolir o famoso “pãozinho” do cardápio. Uma dica para eliminar algumas calorias: retire o miolo antes de comer. Esse pequeno gesto retira cerca de 40 calorias do pão. Alterne os tipos de pães e também troque por cereais (aveia, quinoa…). Que tal deixar para comer o pãozinho francês no fim de semana?

“Leite desnatado é mais saudável”


No início da minha reeducação alimentar, confesso que acreditava nisso, tanto que cortei o leite integral e passei a beber a versão desnatada. Mas aí comecei a me informar e descobri que o leite integral carrega as vitaminas que deixam nossos dentes e ossos saudáveis, além de aumentar a imunidade.
Também aprendi que as vitaminas são solúveis em gordura, ou seja, o corpo vai absorvê-las melhor na forma integral. Pra finalizar, vamos quebrar o mito de que o leite integral é rico em gorduras? Ele contém só 4% , gente! O leite desnatado não tem gorduras, mas são elas que carregam alguns nutrientes importantes para o nosso corpo. Minha dica é consumir o semidesnatado, que equilibra esse aspecto mais fit e preserva as vitaminas. Mas é bacana consultar a sua nutri sobre a melhor opção pra você, ok?
“Margarina é melhor que manteiga”

Se consumida com moderação, a manteiga pode fazer bem à saúde, sabia? Ela tem um componente chamado CLA, que reduz o risco de doenças cardíacas. Mas é pra consumir bem pouquinho mesmo, tipo uma pontinha de faca, ok?
A margarina, por outro lado, é melhor esquecer. Ela é superprocessada e, por isso, tem várias gorduras hidrogenadas que o nosso organismo não consegue quebrar pelo estômago ou fígado.

“Nao comer à noite é garantia de quilos perdidos”


Nem sempre, viu? É claro que o relógio biológico é mais lento à noite, mas o jejum noturno pode ser um supervilão na sua dieta. Dormir com fome dificulta a perda de peso, já que perdemos a qualidade do sono – o que interfe no metabolismo. Além disso, as chances de atacar a geladeira de madrugada triplicam, né?
Você não precisa devorar um prato de feijão com arroz antes de dormir, mas não vá para a cama de barriga vazia. Uma fruta pequena ou um iogurte são ótimas opções de ceia.
“Cortar carboidratos do cardápio é o segredo para emagrecer”

Já ouviu falar na dieta low-carb?Esse tipo de dieta consiste na eliminação total ou parcial dos carboidratos (pão, arroz, macarrão, batatas etc.) do cardápio. Mas será que é uma boa ideia?
Há perda de peso, sim. Mas você acha que consegue passar o resto da vida sem comer carboidratos? Nutricionistas afirmam que o ideal é aliar carbos integrais a boas proteínas, como carnes e queijos magros. Além disso, quem malha precisa de carboidratos para ter pique na hora do exercício. Se não, sabe de onde o seu corpo vai tirar energia? Dos músculos!
fonte: http://wp.clicrbs.com.br/projetogranola/

Espero que tenha conseguido tirar algumas dúvidas de vocês, algumas dessas curiosidades eu realmente não sabia, como a do leite, e da manteiga. O post falava também sobre atividade física mas essa área não faz parte de mim aqui no blog haha então resolvi deixar em off.


Beijos ♥
@1nickyy

Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Um comentário:

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos