Blá Blá Blá - Projeto Verão

quinta-feira, 25 de setembro de 2014



E aí, galera, empenhados no projeto verão?

Vocês não sabem o nojo e o nervoso que isso causa pra quem leva a sério sua rotina de treinamento. É uma putaria de gordo querendo perder peso e magrelo querendo ficar grande. Mas agora, imaginem comigo. Se quem treinou o ano todo bem, fez dieta, muitas vezes não chega ao resultado que queria, imagina o ser que vai agora pra academia e precisa que em dezembro esteja linda/o maravilhosa/o.
O que acontece é que essa coisa toda de academia e treinos virou moda e todo mundo quer praticar, ou pelo menos fazer check-in e postar fotos, mas treinar que é bom nada. Banalizaram a coisa toda e a disputa de egos é muito maior do que qualquer objetivo dentro das salas de academia. Mas Deus está vendo essa zoeira toda, jovem e você vai pagar caro por sua falta de comprometimento contigo mesmo.



Explicação rápida: se você nunca treinou, desista de ter um físico de capa da revista do “Men´s Health” ou das gatinhas da “Boa Forma” em pouco tempo.
Primeiro mês de treino: fase de adaptação neuromuscular, ou seja, você vai somente aprender exercícios básicos, normalmente em aparelhos “guiados” que não exijam tanta coordenação. Essa e a base do seu inicio na academia. Preste atenção, procure orientação sempre que tiver dúvida. Se você aprender errado ou fizer errado porque quer, por ser mais fácil de botar mais peso aí também se dá o inicio de um processo lesivo, onde problemas articulares manifestam-se com o passar dos anos.
Segundo mês de treino: nesse período já nota-se um ganho de força e resistência muscular. Você percebe que consegue aumentar um pouco mais os pesos e consegue completar as séries sem falhar na metade das repetições.
Terceiro mês de treino: aqui dependendo muito da frequência e também de outros fatores, começam aparecer os resultados estéticos. Um pouco de volume muscular e definição tornam-se visíveis. 






Depois disso, tudo vem àquela periodização de treinamento que falei em um post passado. Todo início tem suas dificuldades, alguns problemas de coordenação e postura, mas tudo isso vai do bom senso do seu treinador de ir avaliando com o passar do tempo e adaptar o treino para você. Exige-se muita paciência, tanto pelos resultados quanto para o treino em si. O processo é gradual e lento sempre. Existe uma maneira de otimizar os treinos? Existe sim, você levar a sério aqueles “pilares do treinamento” TREINO, DIETA E DESCANSO. Qualquer estímulo que for dado a um corpo destreinado vai-se obter sempre algum resultado palpável, uns mais outros menos. Suplementação pode usar desde o início? Pode, o dinheiro é seu, mas se quiser jogá-lo fora, dê ele pra mim que farei bom proveito. Mas deixo claro que não recomendo, pois ainda não há necessidade. Apenas sua alimentação ser regulada já está de bom tamanho. Dou preferência para que o aluno inicie a suplementação a partir do terceiro mês de treino. 


Portanto não se precipite, jovem, tenha paciência que assim como as coisas da vida o seu resultado vai vir, com um pouco de disciplina e dedicação tudo é possível. Não deixe-se abalar pela falta de vontade dos outros, muitos vão te criticar, que não vale a pena, que é muito sacrifício e um monte de coisa ruim pra te por pra baixo. É aquela história “as pessoas querem te ver bem, mas não melhor do que elas” e isso é a maior ignorância do ser humano, desmerecer o esforço do próximo. Se for isso que você quer vá lá e faça, estude, não vá pelo “achismo”, procure informações que agregue para sua vida. Muita gente não acredita que o esporte, a musculação em si, possa mudar a vida das pessoas. Um exemplo é a atleta de fisiculturismo categoria Bikini Naiara Schubert, que sofre de esclerose múltipla. A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal (sistema nervoso central). Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com "intrusas", e as ataca provocando lesões no cérebro. Através da rotina de treinamento conseguiu estabilizar a doença e compete, e é uma das principais atletas do país na sua categoria!



Portanto erga a cabeça, foque no horizonte e caminhe com passos firmes. A cabeça pensa, o corpo realiza. Normalmente o que falta é só um pouco de incentivo e somos movidos principalmente pela nossa fé de que serão realizados nossos sonhos.

Beijo no coração...



Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

2 comentários:

  1. Adorei o post prof, mas confesso que chega perto do verão eu me desespero também!
    Mas treino durante todo ano, não chego nessa época do ano querendo milagre não
    porque sei que milagre nem Madre Tereza né!?

    bjo maninho ♥

    ResponderExcluir
  2. Elton, sobre agachamento você poderia trazer algum video, ou escrever algo sobre a forma correta de executar? Já vi varios videos diferentes, e não confio muito no professor da minha academia, e queria aprender como executar da maneira correta! Tanto joelhos, como cutuvelos e pernas!

    sempre vejo seus posts

    Amanda

    ResponderExcluir

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos