Como alcançar seus objetivos

quarta-feira, 3 de setembro de 2014



Normalmente, quem frequenta a academia não tem muito conhecimento e acaba por enfiar os pés pelas mãos. Mas hoje temos a felicidade de ter muita informação ao nosso dispor e é muito mais fácil do que quando eu comecei a treinar. Não tinha ninguém que me desse alguma informação, como as que passo para vocês toda semana. E tudo isso não aprendi só na universidade, foi com o tempo. A base sim, mas o grosso do aprendizado foram cursos e livros lidos. Antes era tudo no "achismo", ou o que alguém fazia a gente fazia também, não sabia por que e nem pra que servia. E da mesma forma que tem bastante coisa boa e interessante, vários treinadores competentes mostrando técnicas, tem besteira à reviria, muita coisa infundada e isso tudo nas "mãos" de leigos, acaba em risco de lesões graves e podendo ser irreversíveis.



E o que mais tenho chamado a atenção dos meus alunos é o tempo de recuperação para o grupo muscular treinado. Por exemplo: se eu (mulher) treino anterior de perna na segunda, posso treinar posterior na terça e glúteos na quarta? Poder até pode, mas não garanto que consiga executar o treino em plena forma. Primeiro não tem como treinar músculos como os do quadríceps isoladamente, a maioria dos exercícios é bi articular, mas dependendo de como são executados dão mais ênfase a tal área, mas não deixa de recrutar a outra parte do grupamento muscular. Então a resposta da pergunta ali é NÃO, não dá pra treina anterior em um dia e no seguinte treinar posterior.
 E o que mais me indigna são professores que fazem as vontades de seus alunos e não se importam em orientar a criatura porque acham “perda de tempo” e fazem logo o que querem. Por exemplo, minhas alunas Nicky e Mari (mãe da Nicky), nunca treinaram perna isoladamente, e o que me deixa muito mais indignado com os profissionais que estão por ai, é montarem um treino para quem quer hipertrofia, tendo todos os dias membros inferiores.
Deus, por que isso? Claro que sempre há muitas questões a serem discutidas, e meu ponto de vista de treinamento não me deixa agir assim e pôr os resultados e integridade física dos meus alunos em risco. Mas tudo é relevante no treinamento com pesos: frequência, intensidade, volume e objetivo são fundamentalmente levados em conta.



Mas quanto tempo de intervalo de dias pra treinar o grupo muscular de novo?

De novo e mais uma vez, depende. Do que? Principalmente da intensidade. A intensidade alta eleva o número de micro lesões e então demanda mais tempo de descanso ao músculo. Sempre gosto de citar professores/mestres e um deles é meu amigo Fabio Chiodini. Em um dos seus vídeos ele fala sobre o tempo de recuperação, que pode ser 2 dias a uma semana. Então a prioridade é recuperar-se da melhor forma possível para que da próxima vez que for recrutar um determinado grupamento muscular ele possa estar 100%. Como eu faço isso? Simples: vai regrar sua rotina para que tudo entre em sintonia. Mas como assim? Vai regular sua dieta pra que ingira nutrientes suficientes ao seu dia e treino, e o principal, o sono. Durante o sono que se tem a liberação hormonal, e maior parte o GH que é um hormônio anabólico, ou seja, construtor. É ele que vai “por ordem na casa”, regenerando tecido muscular degradado durante a sessão de treinamento.



Então, professor, qual a receita pra crescer? Comer, treinar e descansar. E para eu, que quero emagrecer?? Comer, treinar e descansar. Esses são os pilares que, quem quer algum resultado, deve se apoiar. Lembre-se, quanto mais pesado o treinamento, melhor tem que ser a alimentação e o sono. Desses pilares, nunca nenhum vai se sobrepor a outro e sempre vai ter um nivelamento. Não adianta nada treinar como um cavalo puxador de carroça, comer como um passarinho e tirar cochilos de macaco (macaco cochila, porque se dormir cai da arvore, eu assisti Animal Planet) 




Bom, era isso, meus jovens. Estou sempre à disposição e espero que esteja sanando algumas dúvidas de vocês e que minhas singelas palavras tragam e acrescentem algo na vida de todos porque aí seu treinador aqui ficará cada vez mais feliz.
Grande abraço 




Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

2 comentários:

  1. E o projeto da nicky e do maicon? Não vai ter o acompanhamento?

    ResponderExcluir
  2. Hello, sobre o nosso projeto, ele vem acompanhando como pode, mas nos últimos 2 meses, muitas coisas aconteceram.. ficamos um mês parado na academia, agora apenas que eu voltei, mas o Maicon ainda não! Então assim que o projeto se reerguer, voltaremos a comentar sobre ele por aqui!

    Beijos
    nicky

    ResponderExcluir

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos