A execução correta - AGACHAMENTO

quarta-feira, 1 de outubro de 2014



Tenho recebido algumas “encomendas” de assuntos pra escrever aqui no blog e essa vai ser a diretriz, o caminho para as próximas postagens. E sugestões como sempre, serão mui bem vindas! Antes de tudo quero salientar mais uma vez que a técnica, a postura e execução correta são prioridade máxima em todos os exercícios, tudo isso vem em primeiro lugar e a adição de sobre carga vem em segundo plano. Lembrando sempre que não existe um padrão de execução a ser seguido, pois treino é individualizado para cada individuo, respeitando seus limites e características físicas e cognitivas. Ou seja, individuo sem coordenação motora, consciência corporal, senso de lateralidade não pode fazer exercícios que exijam tudo isso citado para que sua execução seja correta. Nesse caso, tudo vai depender de treinamento, repetições e mais repetições e acertos até chagar o mais próximo do movimento perfeito aquele sem balanço, desvios e roubos.


Agora a tão polemica execução do agachamento: Ele pode ser feito livre com barra apoiada nos trapézios, tradicional, da mesma forma na barra guiada. Com a barra apoiada na frente nos ombros, livre com halteres, pés afastados ou não. Cada forma de execução da ênfase em uma região do quadríceps e podemos classifica-lo como um exercício misto, pois em sua amplitude máxima recruta vasto lateral (parte de fora da coxa), vasto medial (parte interna) e reto femural. E em sua parte mais baixa do movimento (a baixo de 90°) temos a ação maior da parte posterior composta por bíceps femural, semitendinoso e semimembranoso (existe outras denominações também) e adiciona-se nesse grupo de whatsapp muscular, glúteos máximo, médio e mínimo. Sem contar que quando feito com as pernas afastadas alem de todo esse grupamento muscular tem recrutamento dos adutores e sartório. E adicionasse nessa conta também as panturrilhas, eretores da espinha e os abdominais responsáveis pela estabilização de exercícios posturais. 



Putz professor não entendi porra nenhuma?!?!?!?! É realmente complicado pra quem não vive no meio e uma explicação como a que dei com os nomes de músculos e tudo mais embola sua mente, seria mais fácil fala da parte da frente e de trás da coxa, bum bum e batata da perna, mas perderia credibilidade. A forma de execução vai muito do que você quer dar ênfase no treino, então não tem uma forma que é a certa e sim padrões que devem ser seguidos. Muitos falam “já vi milhares de vídeos, mas nunca cheguei à conclusão nenhuma”. Pois bem, segue alguns professores que são referencia pra mim e pra vários outros treinadores. Prof° Fabio Chiodini que já postou alguns vídeos explicando varias vezes o movimento não só do agachamento como de outros exercícios que deve-se manter a postura e execução correta. Prof° Waldemar Guimarães, treinador conceituado no Brasil e também no exterior, que trabalham na mesma filosofia, onde a execução e a intensidade importa mais do que a sobrecarga. E por fim, Prof° Eder Lima respeitadíssimo na área, periodicamente tece artigos sobre a biomecânica dos movimentos e destrama alguns mitos do treinamento com pesos. 



legenda dos gráficos: 
  •   BF  – bíceps femoral (isquiotibiais);
  •   GM – glúteo máximo;
  •   VM – vasto medial;
  •   VL  – vasto lateral. 


Tenho todos eles como referencia e não como gabarito, usando exatamente o que fazem pra desenvolver meu trabalho. Gosto de referenciar por que nessa área existe uma disputa de egos muito grande e todo mundo quer saber mais que o outro, e saber reconhecer é um grande passo para o reconhecimento. Esse post foi só pra da uma base, um contexto pro próximo, onde vou dar a minha explicação, da forma como eu faço o agachamento e adapto as minhas necessidades. Vou dar referencias de vídeos de execução correta e também de como nunca devem se arriscar fazer.
Obrigado pela atenção e feedbeck das postagens, das opiniões, dos elogios e criticas.

Grande abraço Treinador Elton Munaretti Junior               


Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos