Agachamento - PART II

quarta-feira, 8 de outubro de 2014



Bom dia!!

Continuando o post da semana passada, penso que o agachamento deve ser introduzido em uma rotina de treinamento desde que se inicia em uma sala de musculação. A repetição do gesto motor gera uma memória muscular, e com isso seu corpo se adapta mais facilmente com algumas modificações como adição de sobrecarga e amplitude.
Professor eu nunca fiz agachamento, por onde eu começo?
Muito simples, essa é a forma como eu trabalho, parece bobo, mas é de suma importância para desenvolver o exercício, principalmente para os iniciantes.






Fase 1: Para quem nunca treinou, começo pondo o aluno sentado em um banco qualquer que respeite mais ou menos o ângulo de 90° em relação a flexão dos joelhos.Inicio a primeira parte da instrução. Com os pés afastados em distância igual à largura dos ombros, fica em pé e senta lentamente sem soltar o peso de uma vez é ai que faço as correções posturais do tronco e repito algumas vezes pra ele gravar mentalmente o seguinte: pés firmes no chão e força nos calcanhares, os joelhos apontam na direção da ponta dos pés que estão para frente ou ligeiramente para fora, cabeça erguida e abdômen contraído, sobe estendendo os joelhos sem bloquear e desce controlando.



Fase 2: São as mesmas instruções da fase 1, só que agora com sobrecarga, segurando uma anilha abraçado no peito ou halteres um em cada mão ao lado do tronco. Isso serve aos iniciantes sem experiência, fazer a execução correta e estimular a sobrecarga.


Fase 3: Nessa fase a amplitude é o objetivo, retiro a sobrecarga e diminuo a altura do “assento”, opto por um baquinho de remada ou até mesmo um step. Mas dessa vez o aluno inicia o movimento em pé e a orientação é a mesma.

Fase 4: igual a 3 com sobrecarga.

Fase 5: o aluno já esta bem adaptado, desenvolveu consciência corporal, absorveu e já esta de saco cheio de eu repetir mil vezes as mesmas coisas. Agora ele esta pronto para fazer o sagrado e poderoso agachamento livre com a barra. (canto dos anjos agora)
Novas instruções: apóie a barra nos trapézios e não no pescoço, posicione-se no meio da barra pra não haver desequilíbrio, coloque as mãos próximas aos ombros e não afastadas como se você estivesse no Titanic. Com pegada de basista (levantadores de peso), ou seja, com os dedões por traz da barra apoiando-a nas palmas das mãos e cotovelos apontados pra baixo e repete-se todo o processo descrito na fase 1.

Só mais uma vez pra não esquecer: apóie a barra no trapézio, dedões por traz da barra, cotovelos apontados pra baixo, pés afastados em distância igual à largura dos ombros, pés firmes no chão e força nos calcanhares, os joelhos apontam na direção da ponta dos pés que estão para frente ou ligeiramente para fora, cabeça erguida e abdômen contraído, desce controlando o movimento (senta) flexionando os joelhos chegando a um ângulo de mais ou menos 45° e sobe estendendo os joelhos sem bloquear. Repete-se esse movimento continuamente sem parar em cima ou em baixo. Essa é a receita? NÃO. Qualquer movimento deve ser adaptado as necessidades da pessoa, por sua limitação de flexibilidade ou patologia e sempre executar o mais natural possível.
Tudo tem sempre um depende, acho que já perceberam ao longo das postagens né? Essas fases é uma descrição de como eu trabalho, de como eu penso que posso ajudar meus alunos a desenvolverem da melhor forma possível. Já explico desde o inicio que o processo é longo, gradual e lento.
Mas professor eu li que agachamento a fundo é lesivo, verdade? Agachamento lesivo é aquele feito de maneira erronia, sem se ater a postura, sem controle do movimento e amplitudes reduzidas que forçam mais as articulações dos joelhos do que a musculatura das pernas sem contar a região lombar. Se fosse realmente lesivo tio Arnold e os que treinaram ou treinam pesado suas vidas inteiras estariam todos de cadeira de rodas não é mesmo?  

Já perceberam que se tratando de treinamento gosto sempre de explicar tudo com um pouco de detalhes e sei que fica um pouco chato as vezes, mas tento sempre ser o mais claro e breve possível. Segue dois vídeos de como não fazer um agachamento, se você fizer isso e seu professor disser estar correto, mate ele rapidamente com uma facada no pescoço.

NÃO FAÇA ISSO EM CASA (OU MELHOR, NA ACADEMIA)


Referencia de uma boa execução e erros comuns. Obs: o afastamento dos pés não só pode como deve ser um pouco maior.



Semana que vem tem mais, variações e suas ações musculares.

Forte abraço do seu treinador Elton Jr.


Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos