Cultura- Casas Enxaimel

quarta-feira, 22 de agosto de 2012



Meninas estava passando pelas ruas de Blumenau e de repente vi uma plaquinha que dizia casas Enxaimel e neste terreno havia uma casa construída que estaria ali para amostrar da construtora.

Então pensei, essas casinhas são tão exóticas, fofas, e vintage que resolvi trazer um pouco dela pra vocês.




Wikipédia: , é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Os tirantes de madeira dão estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Outras características são a robustez e a grande inclinação dos telhados. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.

São super fofas, e lembram muito o início da cidade de Blumenau, onde grande parte das casas e prédios tinham esse modelo, e ainda tem. A nossa prefeitura lembra muito as casas Enxaimel.




Nascido na Europa sem certezas de realmente onde, ganhou popularização na Alemanha 
e hoje no mundo todo o Vale do Itajaí e o Norte do estado de Santa Catarina têm uma das maiores concentrações deste modo construtivo na América. Os municípios de IndaialBlumenauJoinvilleSão Bento do SulTimbó e Pomerode têm número significativo de enxaiméis.







Por dentro:


Grande maioria delas são assim por dentro,mais existem outros tipos de designers interiores que deixam a casa mais atual.
Eu acho esse modelo de casa super fofo, lembra muito a casa da vó de sítio sabe?

 Prefeitura de Blumenau


Espero que tenham gostado!


Beijos
Nicky
@1nickyy



Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

4 comentários:

  1. wineberry também é cultura hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. A da prefeitura não é uma Enxaimel de verdade, como a maioria na cidade, ela é só madeira sobreposta e não a madeira usada como hastes pra sustentar a estrutura (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,por isso eu disse que elas LEMBRAM as casas enxaimel ((:

      Excluir
    2. Lembram de longe, pois pouco tem a ver com o enxaimel do vale-do-itajaí, já que o nosso Enxaimel, além de numeroso, é um caso muito peculiar dentro dos enxaimeis pelo mundo. O da prefeitura possui a Cruz de Santo André e aparência rebocada, técnicas não utilizadas no enxaimel histórico do vale. Nunca tivemos exemplares com Cruz de Santo André na estrutura e pouquíssimos casos de reboco. E sem falar das tábuas coladas no prédio, o que é mais vergonhoso, pois é justamente isso que diferencia o enxaimel das demais técnicas de construção civil. Enfim, esse "enxaimosos" decoram Blumenau e região, mas não contam a nossa história.

      Parabéns Wineberry pelo Blog, discutir sobre enxaimel é sempre importante para a educação dos blumenauenses e vizinhos. Abraços!

      O blog em que escrevo:
      http://www.arquisofia.com

      Excluir

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos