Sonho + Força de Vontade

quarta-feira, 30 de julho de 2014



Em 2005, quando entrei na faculdade de educação física, tinha o sonho de trabalhar com esporte, ser preparador físico ou preparador de goleiro, algo dentro do que fiz da minha infância até a fase adulta! Nessa época, treinava a semana toda, jogava aos fins de semana e assim foi por anos. Alimentava o sonho de ser jogador, sabia das minhas limitações e uma delas não tinha muito que fazer, era a altura (goleiro de futebol de campo com 1,80 não sobrevive muito tempo). Mas me dedicava, treinava 2 vezes ao dia, treinos seguidos em categorias diferentes!
Eu ainda era juvenil, e ao final do meu treino ficava pra treinar com o profissional que na época estava montando time, e aquilo pra mim era simplesmente um sonho! Fazia por quê? Pra melhorar minha técnica, pra conhecer os caminhos, conversar com jogadores mais velhos, e assim eles me passarem um pouco de suas experiências. Com isso aprendi muito, fui em frente e evolui.  Foi mais ou menos aí que tive meu primeiro contato com academia de musculação. Meu único objetivo na época era superar minha "falta de altura", saltando mais alto, chutando mais forte, correndo mais rápido, fazendo meu treinador enxergar todos os meus pontos positivos. Com 15 anos já jogava aspirante (preliminar dos jogos dos campeonatos amadores na época) e às vezes ficava no banco do amador, nem jogava, mas só o fato de estar ali pra mim era muito bom!




Fui jogador profissional? Só nos meus sonhos... 
E o que eu quero com esse texto comprido e chato? Mostrar que mesmo com limitações eu procurei ser o melhor de mim, o melhor que podia ser.
Da mesma forma, exatamente tudo se aplica no treinamento com pesos. Você treina, procura orientação, conversa e respeita os que treinam há mais tempo, às vezes eles são meio escrotos e fazem coisas estranhas, mas funcionou pra eles. Escute e absorva as informações que lhe convém, o resto descarte.
Já disse milhões de vezes, não sou exemplo de nada, mas sou um apaixonado pelo que faço e confio plenamente nos meus conhecimentos. Quem me conhece sabe que não invento moda, não venho com conhecimento infundado e não vivo no "achismo". Antes de passar qualquer técnica ou forma de treinamento eu testo e aplico nos meus treinamentos. Porque quando passar aos meus alunos, tenho que saber a aplicação, funcionalidade e corrigir execução!

Uma rápida analogia: Pra saber como funcionavam meus brinquedos eu desmontava tudo e depois montava de novo, sobravam peças, mas o brinquedo ainda assim funcionava para o que eu queria. 

Ou seja, eu vejo o exercício, o analiso e compreendo, penso na melhor forma de executá-lo! E o que não for interessante?!?! Jogo fora como as peças que sobravam. Quanto à musculação eu sou muito tradicional, é ferro, barra, anilha, halter e cabos e acabou! Nada de fazer coisa em cima de bola ou plataforma instável, pendurado ou de cabeça pra baixo, uma coisa é musculação outra é treinamento para “cirque du soleil”. Respeito muito outras formas de treinamento como crossfit e funcional, eu mesmo não agüentaria sem falecer ou pelo menos golfar em um treino dessas modalidades. São ótimos para o desporto ou até mesmo para pessoas que não gostam muito da "monotonia" da musculação, mas para o desenvolvimento muscular (hipertrofia) não estão no grau máximo do recrutamento de fibras musculares para esse objetivo. Mas como disse, cada um no seu quadrado! 

O objetivo deste post é abrir os olhos para desenvolver seu corpo. Você precisa abrir sua mente e saber que tudo que você faz hoje reflete lá na frente. Continue sedentário, se enchendo de açúcar e gordura pra ver o que vai acontecer em seu futuro.
Queria demonstrar que mesmo que você não chegue ao tão sonhado “shape”, se você se esforçar, o mínimo que seja, eu garanto que perto, vai chegar. Mude hábitos, se informe, treine com vontade todos os dias, mesmo que não seja o treino que mais gosta. Insista no que dá certo, e deixe o que atrapalha de lado. Exija de você mesmo como fosse eu, berrando na sua cara, “Vai frangar! Você só me provou que é fraca e não conseguiria fazer”. Um psicológico bom ajuda a ir mais longe. Eu imagino o Capitão Nascimento metendo a mão na minha cara falando “pede pra sair”. Motivação é tudo, música é um exemplo. Existem estudos científicos que comprovam que certos tipos de músicas com batidas mais fortes, influenciam diretamente no treinamento. Mesmo que goste de reggae, música clássica, pop rock, na hora do treino meu jovem, o som tem que ser pancada, do have metal às músicas eletrônicas, minimal, techno, prog e eletro (minha opinião). Se sua academia não contribui pra isso e toca uns flashback ou algum genérico de música pra academia, um fone de ouvido já resolve.



 É issoooooo!! Tô ficando chato, né? Pode falar! Mas como disse uma leitora esses dias “tens que dar as dicas, mas não entregar o ouro, não. Esse é teu ganha pão e se quiserem vão ter que te contratar”. Finalmente alguém que me entende.

É nóis mano #tamojunto #temquesermonstrao #eltonjrtreinador 


Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Um comentário:

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos