Agachamento - Part III

quarta-feira, 15 de outubro de 2014



Bom dia alunos!!

Meu ultimo manifesto sobre o assunto agachamento.
Sei que pode existir varias duvidas, mas só pessoalmente pra analisar a sua execução. A ideia com o ultimo post, foi realmente descrever passo a passo pra você criar uma imagem mental de tudo que falei e com a ajuda dos vídeos se espelhar e tentar fazer a execução da melhor forma possível dentro de suas limitações.

Como já havia falado, o agachamento tem algumas variações e musculaturas envolvida diferente em cada uma delas, e pode ser descrito como um exercício misto, que envolve tanto a parte anterior como a posterior das pernas na execução em sua amplitude máxima. “Mas professor, eu não consigo descer tanto” Tira o peso e segue os passos que descrevi no post passado. “Mas nem sem peso eu consigo”. Melhore sua flexibilidade e fortaleça sua musculatura de membros inferiores em exercícios que não precise um controle postural tão grande como: Leg 45°, leg horizontal, cadeira extensora e mesa flexora.




Agachamento livre trabalha a perna como um todo, mas temos variações dele, segue exemplos.

Com a barra e pernas afastadas: Com os pés afastados em uma distancia um pouco maior que a largura dos ombros, dependendo do nível de aptidão do aluno um pouco mais, mantém-se a execução normal, quadril para atrás, joelhos na direção das pontas dos pés. ATENÇÃO: Os pés é como no agachamento tradicional ficam pouca coisa virados para fora. Não precisa imitar o curupira ou fazer tipo aquele passo de balé. O que manda nessa variação é o afastamento das pernas não o giro dos pés. Nessa posição mais aberta tem maior ênfase dos quadríceps da parte interna, músculos adutores e sartório. Da mesma forma de execução e segurando um halter nas mãos, em cima de steps ou bancos a fim de aumentar a amplitude também é valido, sempre respeitando uma boa postura.
Pode usar também o Smith, mais conhecido como barra guiada, que ajuda no equilíbrio e aumenta a segurança para os iniciantes. Mais uma ATENÇÃO: NÃO caiam na balela de fazer agachamento na guiada com os pés pra frente, como se tivesse fazendo “cadeirinha” escorando na parede. Isso não existe, esse sim é um agachamento lesivo ai então adeus articulação dos joelhos. Sempre. Eu digo sempre, fazer mais próximo do natural, como no livre, a maquina só vai ajudar no equilíbrio ela não foi feita pra se escorar nela e fazer o exercício.



Outra opção é a execução do agachamento com a barra na frente apoiada nos ombros. Desse modo transfere a ênfase para os quadríceps, em relação aos glúteos pelo deslocamento da sobre carga. O agachamento frontal tem maior grau de dificuldade, devendo ser praticado com uma sobrecarga menor. Colocar um calço de mais ou menos 3 cm em baixo dos calcanhares deslocará o peso para frente. Esse ajuste ajuda pessoas com tornozelos e quadris menos flexíveis.



Nada muito misterioso, apenas ter bom senso e procurar ajuda de quem entende. Uma dica rápida é: Foi posto agachamento no seu treino? Beleza! Peça para seu professor lhe ensinar a técnica correta demonstrando não só falando. Não olhe de trás e sim do lado, observe todo movimento, se ele fez o movimento e não passou com o quadril da linha do joelho questione!
Falou que não tem necessidade ou que é lesivo, rapidamente tire seu punhal bote no pescoço dele e diga “Faz essa merda direito”. Ficou em duvida? Olhas os vídeos que passei no post passado. Ta ruim ainda? Acha que precisa de uma ajuda? Contate-me podemos fazer uma acessória. Pesquise e estude um pouco, mesmo não sendo sua área, mas é com seu corpo que estamos lidando e você vai precisar dele por um bom tempo não é?   

Grande abraço!

Treinador Elton Munaretti Junior



Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos