FLEXIBILIDADE - Elton Munaretti

quarta-feira, 12 de novembro de 2014



Tenho notado que a maioria das pessoas que treinam, negligenciam uma parte muito importante do treinamento que é a flexibilidade. Ela interfere diretamente na execução da maioria dos exercícios que necessitam de uma amplitude maior para ser mais efetivo, isso dependendo do objetivo e necessidades de cada indivíduo. A minha experiência dentro de salas de musculação e de relatos de amigos de profissão é que os alongamentos, quase sempre são postos em último plano ou até mesmo excluídos das sessões de treinamento.

Duas perguntas: quando se executa exercícios de agachar como afundo, hack e o próprio agachamento, ao final das séries você sente dores na região lombar? Isso pode ser pela falta de flexibilidade da parte posterior das pernas e Glúteos. E quando você está na parte mais baixa do agachamento seu quadril gira pra dentro? (Retroversão pélvica) isso se dá além da falta de flexibilidade ao encurtamento da região posterior de coxa. Torne como um hábito fazer alongamentos forçados ou mais longos ao terminar seu treino a fim de aproveitar que seus músculos estão quentes e flexíveis e assim aumentando o nível de estiramento dos feixes musculares, criando mais espaço para os músculos crescerem, além de melhorar sua flexibilidade e consequentemente seus treinos ficarão ainda mais efetivos.



Minha ideia é você fazer alongamento geral e forçado no grupo muscular treinado no dia. Professor alongar quando, antes ou depois? Os dois. O que difere é que o alongamento antes faz parte do aquecimento e não  é tão forçado quanto o do final, pois ele serve como um "aviso" ao músculo que ele será "usado". Então como funciona o esquema de aquecimento? É necessário que no inicio seja feito um exercício aeróbio que além de elevar a temperatura do corpo aumenta a viscosidade das articulações. Logo em seguida faz-se uma série de aquecimentos do "core", ou seja, abdômen e lombar que são músculos estabilizadores e são bastante recrutados na maioria dos exercícios que necessite manter-se em postura como a remada curvada, voos curvados e pulldown. Logo após isso tudo, antes da primeira série do grupo muscular treinado, fazer uma série mais leve, onde a parte neuromotora do movimento é ativada "indicando" ao corpo qual grupo muscular será treinado. Isso tudo não toma mais do que 15 minutos do seu treino e atua como prevenção de lesões em tecidos moles também. Certo? Errado? Cada um com suas concepções, em minha opinião prefiro ficar do "lado seguro da ponte" essa pratica é o que vem sendo utilizada por atletas de ponta e se funciona pra quem tem uma exigência física maior que o normal com nós simples mortais também vai dar certo! 



Fiquei duas semanas sem publicar nada no blog, além de não encontrar um assunto relevante, também não tinha muito tempo, pois meus dias estavam muito corridos e fui montando algo aos poucos. Acho que vai ser assim daqui por diante, pra não ficar enchendo linguiça prefiro pensar e elaborar algo legal é que sirva de ajuda pra quem está iniciando nos treinamentos e também pra quem já está treinando!



Escrito por

Jennifer Monique mais conhecida como Nicky, 20 anos, extremamente hiperativa, amante de tudo que existe no mundo da moda, saude e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atribuições

As imagens utilizadas nesse blog são reproduções já existentes em outros sites. Se você possui os direitos sobre alguma essas ou referente ao conteúdo e não quer que apareçam em Wineberry, favor entre em contato e os materiais serão prontamente creditados/removidos